VB&M PELO MUNDO

Por Anna Luiza Cardoso

Esta coluna é muito especial para a gente porque, pela primeira vez, trazemos notícias não sobre clientes estrangeiros, mas sobre o que os autores brasileiros da VB&M estão agitando Lá Fora. Não é pouco. De Portugal ao Japão, passando por Itália, França, Grã Bretanha e Polônia, nossos autores têm marcado presença no mercado editorial internacional, apesar dos conhecidos obstáculos enfrentados pela literatura brasileira no exterior.

Um dos grandes destaques da última feira de Londres, A MALDIÇÃO DAS FLORES, estreia da experiente autora e roteirista Angélica Lopes na literatura adulta, foi vendido em leilão ou com grandes ofertas de tirar o livro da mesa de negociações (preempt) para três excelentes editoras europeias antes mesmo de sua publicação no Brasil pela Planeta. Com lançamento brasileiro marcado para o fim deste mês, o romance histórico sobre uma linhagem de mulheres brasileiras de 1918 aos dias atuais entre o interior de Pernambuco e o Rio de Janeiro, foi comprado pela Mondadori, na Itália; pela Porto, em Portugal; e mais recentemente por Le Seuil, na França, nosso primeiro livro com essa prestigiada editora francesa. Com Mondadori e Porto, igualmente notáveis, já somos veteranas.

NIHONJIN, história de uma família de imigrantes japoneses que atravessa oito décadas do século XX, romance de estreia de Oscar Nakasato, publicado pela Benvirá em 2011 e vencedor do Prêmio Jabuti em 2012, finalmente sairá no Japão. A editora Suiseisha, que publicará a tradução japonesa, organizou junto à Embaixada do Brasil no Japão uma viagem de duas semanas do autor ao país, para uma série de eventos e entrevistas em torno do lançamento. O empenho da Embaixada faz parte de um projeto maior de divulgação da literatura brasileira no Japão, que, além de Oscar, inclui autores como Graciliano Ramos, Lygia Fagundes Telles e Itamar Vieira Junior.

O thriller literário e feminista NADA VAI ACONTECER COM VOCÊ, de Simone Campos, publicado pela Companhia das Letras, sairá em inglês pela prestigiosa editora britânica Pushkin Vertigo em fevereiro do próximo ano. Simone acaba de fechar a edição britânica, que está ficando sensacional, com tradução de Rahul Berry, primorosamente editada por Harriet Wade. Todo o trabalho editorial teve o olhar atento de Simone, que domina com fluência a língua inglesa (além de tradutora do inglês para o português, ela mora agora na Califórnia) e atuou lado a lado com Bery e Wade para entregar à Vertigo a melhor versão possível do romance . Um trabalho em equipe realmente impecável.

Edney Silvestre aporta novamente na terrinha, agora de casa nova. VIDAS PROVISÓRIAS, seu sensacional terceiro romance originalmente publicado pela Intrínseca em 2013 e relançado pela Globo Livros no final do ano passado em edição revista e ampliada (Edney escreveu mais dois capítulos para a nova versão da narrativa, mergulhando ainda mais profundamente na psique dos dois protagonistas), sairá em Portugal no segundo semestre deste ano pelo novo selo de literatura contemporânea da editora 4 Estações, fundada e capitaneada pela lendário editor português Mário de Moura. O romance, que através das histórias de Paulo e Bárbara trata do exílio e da emigração forçados por questões políticas ou econômicas, tornou-se ainda mais atual nesses quase dez anos desde sua primeira publicação.

A Quatro Estações é a editora portuguesa também de Walcyr Carrasco. Dele, estamos recontratando com Mário de Moura o romance UM ANJO DE QUATRO PATAS, comovente autoficção sobre a história de amor entre o autor e seu husky siberiano Uno, que será relançado em novo formato por Mário e a editora Ione França.

Também em Portugal, está no prelo da coleção de literatura do Grupo Narrativa, do editor André Andraus, o romance O HOMEM QUE ODIAVA MACHADO DE ASSIS, de José Almeida Jr., publicado no Brasil pela Faro. A história de uma possível vida do Bruxo do Cosme Velho, construída ficcionalmente a partir de pontos obscuros e jamais esclarecidos da biografia de Machado de Assis, é baseada em vasta pesquisa e um dos mais originais romances escritos sobre o autor.

Fechando nossas comemorações, APAGUE A LUZ SE FOR CHORAR, romance de estreia da escritora e atualmente editora Fabiane Guimarães, um suspense psicológico sobre as agruras de se tornar adulto, publicado no Brasil pela Alfaguara em 2020, sairá na Polônia pela Legimi, líder do mercado de áudio-livros do país, à frente de gigantes como Amazon, Storytel e Bookbeat. Recentemente, a editora resolveu estender sua atuação aos e-books, e o romance da Fabi é uma de suas primeiras apostas para o novo catálogo.

Os sete romances, cada em seu estilo, cada um com sua trajetória, têm entre si, além da incontestável qualidade literária, o fato de terem sido escritos por autores tão queridos quanto talentosos, em cuja carreira acreditamos profundamente. Por aqui, vocês podem imaginar, somos só orgulho.