OS MASSACRES QUE NOS UFANAM DO BRASIL

Vem aí um livro para empanar qualquer manifestação ufanista pelo bicentenário da Independência do Brasil. EXTERMÍNIO: 200 ANOS DE MASSACRES DO ESTADO BRASILEIRO CONTRA SEU POVO, da pesquisadora do Arquivo Nacional Viviane Gouvêa, faz um levantamento das maiores atrocidades cometidas sobre as populações do país pelos vários governos do Império e da República desde os tempos do Grito do Ipiranga até hoje – da Cabanagem à Revolta da Chibata e a Vigário Geral. O diferencial da narrativa de Viviane, que acaba de assinar contrato de representação com VB&M, é o uso quase exclusivo, afora um ou outro depoimento contemporâneo aos fatos, de documentação oficial produzida por departamentos e secretarias do próprio Estado, dando uma materialidade aos relatos que arrepia e envergonha muito. Também impressionante é que a autora, mestre em Ciência Política, adota a linguagem indignada do tuíter, transmite a bronca dos justos, mas o texto jamais perde o rigor histórico. Nesta CONVERSA COM (A)GENTE, Viviane, que estreia em livro com EXTERMÍNIO, conta que os capítulos que mais a atormentaram, mais lhe tiraram o sono e doeram escrever, foram alguns dos últimos sobre índios e camponeses: “Quanto mais perto da gente, pior. Acho que o capítulo sobre o genocídio indígena foi o que me deixou mais perturbada. A violência no campo também. É onde a gente percebe com mais clareza a associação entre o público e o privado para a realização de perversidades com um objetivo material.” O fato é que se houvesse uma tabela internacional daquelas em que brasileiros passam vexame – últimos lugares em educação, acesso sanitário, etc. -, em matéria de massacres contra o povo o país não ficaria lá tão atrás de Rússia, Alemanha, China, Camboja e outros menos famosos, mas, quem sabe, para quem gosta de defender a tortura, essa lista talvez fosse motivo de ufanismo.

Luciana Villas Boas

VB&M: O que a levou à escrita de uma história da nação brasileira independente a partir dos massacres perpetrados pelo Estado contra sua própria população civil?

VG: Sou cientista política e trabalho há muitos anos com acervos históricos. Ao longo desse tempo, obviamente entrei em contato direto com relatos contemporâneos e muitas vezes oficiais dos episódios de espoliação e repressão violenta a grupos vulneráveis dentro da sociedade, em geral por conta da carência material ou de um acesso precário ao sistema de justiça. Percebe-se um padrão claro de violência desmedida e desproporcional em muitos casos, e a atual cultura do ódio que se instaurou na nossa sociedade me fez pensar que esse fenômeno, embora tenha recebido uma roupagem “moderna” – influenciada pelos neofascismos do século XXI e pela cólera disseminada nas redes sociais – não seja exatamente uma novidade.

Uma vez um colega que estava escrevendo sobre a Revolta da Chibata comentou comigo: “Algumas coisas, não dá para entender; por exemplo, o nível de maldade do governo com as pessoas castigadas pela revolta. Precisa daquilo tudo?”

Quem estuda História, Sociologia ou Política sabe que o passado da humanidade é carregado de crueldade, muitas vezes gratuita. Sem de forma alguma tentar levantar discussões que pertencem ao campo da Psicologia ou ciências cognitivas, comecei a pensar nesse padrão de comportamento dos agentes do Estado brasileiro – de alto a baixo em sua hierarquia – ao longo da sua história, principalmente diante do mito, ainda persistente, de que o Brasil é um país pacífico com um povo cordial. Durante o lockdown tive condições de sistematizar estas reflexões e estas pesquisas em um livro chamado EXTERMÍNIO que, quase por coincidência, ficou pronto às portas do bicentenário da Independência.

VB&M: Por que você optou fundamentar suas afirmações sobre o caráter do Estado brasileiro usando quase exclusivamente documentação produzida pelo próprio Estado? Qual diferencial esses documentos oficiais oferecem para a análise do historiador e do cientista social?

VG: Embora o livro não seja um estudo acadêmico, ele tem um compromisso com a verdade possível e busca ao máximo apresentar relatos e documentação contemporâneos aos fatos levantados. Todos os registros citados ou mostrados são públicos e conhecidos, mas vivemos numa época em que as pessoas parecem acreditar em qualquer coisa que o whatsap ou o feicibuqui lhes digam. Qualquer coisa, contanto que reforce suas crenças pré-estabelecidas.

Há documentação produzida pelo Estado, mas também relatos e testemunhos de indivíduos que viveram os eventos diretamente. Qualquer estudo histórico se baseia em fontes primárias, e achei que trazer alguns exemplos seria interessante para que as pessoas percebam a materialidade dos registros que contam a história, para além de posts e fake news disparados em massa.

VB&M: Como você construiu a linguagem de sua narrativa? Como fez para compatibilizar a indignação da linguagem jovem das mídias sociais com o necessário rigor da reconstituição histórica?

VG: Não sou muito afeita às redes sociais, para dizer a verdade. Acho que assumir uma postura crítica diante das novidades não significa ser refratário a elas. Não gosto da forma como se posicionam no mundo virtual, não me sinto à vontade sendo instada a reagir diante de absolutamente tudo que é disponibilizado, de um prato à base de legumes ao trânsito caótico numa cidade qualquer. Mas eu me sinto à vontade para usar uma linguagem acessível para falar daquilo que considero fundamental. Quando comecei a escrever, optei por deixar fluir o senso de humor ácido que sempre me acompanhou, até mesmo para quebrar a dureza da narrativa, que necessariamente é muito dolorosa.

VB&M: Entre todas as atrocidades reveladas por seu trabalho, qual episódio de violência contra o povo na história do Brasil deixa-a mais revoltada e, durante a escrita de EXTERMÍNIO, mais perturbou o seu sono?

VG: Quanto mais perto da gente, pior. Acho que o capítulo sobre o genocídio indígena foi o que me deixou mais perturbada. A violência no campo também. É onde a gente percebe com mais clareza a associação entre o público e o privado para a realização de perversidades com um objetivo material.

VB&M: O que espera da publicação de seu livro, que sem dúvida é uma ducha fria sobre as comemorações do 7 de setembro? Acredita que seu tema conduza a bons debates num ano eleitoral?

VG: Não sei se será uma ducha fria, estamos vivendo um momento da nossa história em que finalmente as ilusões sobre o cordial povo brasileiro caem por terra e as narrativas tradicionais sobre nossa história não mais se sustentam. Sem falsa modéstia, o livro não apresenta, em termos de fato ou documentação, grande novidade. Mas estamos acostumados com livros para o grande público que optam por “adoçar” um prato amargo em si. Eu fiz o contrário, joguei sal e vinagre na ferida aberta, como se fazia com os escravos. Mas dizem também que, apesar da dor, ajuda a cicatrizar.

Os brasileiros sempre viveram num país violento com um Estado repressor. É surpreendente o sucesso alcançado pela versão pacífica da nossa história e da “natureza conciliadora” do brasileiro. Em consequência da aceitação desta versão, sempre escamoteamos as discussões e embates muitas vezes necessários, imprescindíveis para o amadurecimento político. Sempre contemporizamos, aceitamos, transigimos, negociamos. Isso de forma alguma nos faz mais tolerantes, ao contrário; apenas nos tornou condescendentes com aquilo que não tem desculpa. Esta fábula de que somos um povo que evita os conflitos só serve para legitimar a violência de quem se encontra no topo da nossa pirâmide social.

VB&M: Quais leituras foram mais determinantes na sua formação intelectual e política?

VG: “As veias abertas da América Latina”, de Eduardo Galeano, foi o primeiro livro que me impressionou do ponto de vista político. Eu devia ter 14 ou 15 anos, na época (anos 80) ainda se lia muito esse livro. Na mesma época, li o relatório “Brasil, nunca mais”, que me impressionou muito e que me fez pensar, pela primeira vez, por que tanta maldade? A partir da faculdade, claro, a leitura se ampliou, e entre meus pensadores preferidos coloco Hanna Arendt, Baudrillard, Debord, Hobsbaum, Bauman, Habermas, e a dupla Adorno e Horkheimer. Basicamente, clássicos.

VB&M: Você lê ficção? Como leitora, quais os temas e gêneros que mais lhe interessam?

VG: Atualmente? Suspense, horror e fantasia.