O SUCESSO NA PANDEMIA É POSSÍVEL

Silvio Testa – editor da Instante, que ele fundou em fevereiro de 2017 depois de 21 anos por redações da Abril, editoriais da Ática e da Scipione e com seu Estúdio Dito e Feito, prestador de serviços para empresas do país inteiro – revela como vem domando a fera da Covid e da crise. Em março deste ano, a Instante já estava prontinha para os novos tempos. Em 2018, emplacou no PNLD uma venda gigante de A SUCESSORA, clássico de Carolina Nabuco, que Silvio redescobriu no catálogo da velha José Olympio. No ano seguinte, continuou bombando no programa de aquisições do governo. Ainda em 2019, também pinçado da velha J.O., A MURALHA, de Dinah Silveira de Queiroz, deu muita alegria à Instante. Dentre os títulos que representamos, Silvio publicou MARIA ALTAMIRA, de Maria José Silveira; O AMIGO, de Sigrid Nunez, vencedor do National Book Award 2018; e MORRA, AMOR, de Ariana Harwicz. Desta autora argentina, ele acabou de contratar para lançar em breve A DÉBIL MENTAL. Com um modelo de trabalho inovador, inteiramente remoto desde o início, profunda interação com os leitores de seus livros e atenção absoluta ao marketing e às vendas digitais, além de suas capas de um bom gosto e originalidade fascinantes, Silvio Testa está publicando e contratando em plena pandemia _ não precisa dizer mais nada.

VB&M: Quais recursos de sua editora Instante permitiram que vocês atravessassem o momento mais duro da pandemia e do isolamento social?

ST: Desde o início da Instante, em fevereiro de 2017, meu grande foco foi a venda direta no site da editora. Em 2018, trabalhei com duas agências de MKT digital e o resultado foi péssimo, tanto que a última empresa recomendou que as vendas deveriam ficar nas livrarias, que meu público estava todo lá. Como me considero um editor sem limites (risos), não me dei por vencido. Há um ano, a jornalista Taís Bahov, responsável pelas redes sociais da editora, e eu começamos a trabalhar os valores da marca Instante, oferecendo conteúdo a partir do catálogo e transformamos nossas redes em uma revista literária. Com isso, os leitores começaram a descobrir a Instante, o engajamento cresceu e o interesse por nossos livros aumentou. Quando a pandemia chegou, as vendas online triplicaram, tanto no nosso site quanto nas outras livrarias online. Espero que esse movimento se consolide no “novo normal”.

VB&M: Qual foi a maior frustração causada pela pandemia? E qual foi a maior alegria vivida nesse período?

ST: Todos os títulos da Instante têm um cuidado estético muito bem marcado, para impactar os leitores nos pontos de venda. A suspensão das feiras literárias e o fechamento das livrarias foram frustrantes, pois nosso público gosta de “ver os livros com as mãos”. Dessa forma, fomos desafiados a oferecer essa experiência de forma online. Já a alegria, foi sentir a interação do público pelas redes sociais, promovendo uma divulgação boca a boca, e a resposta positiva, a cada lançamento, à nossa linha editorial com foco em obras que abordam as questões humanas para leitores que questionam o mundo e a si mesmos. Acho que a Instante está no caminho certo!

VB&M: Ler, escrever, ouvir música, assistir séries, conversar com amigos e pessoas queridas ou trabalhar mesmo – qual a melhor maneira de se distrair e tirar a cabeça da desgraceira sanitária, política e econômica no Brasil?

ST: Com toda a família segura em casa, acabei me jogando de cabeça no trabalho. A Instante é vanguarda em seu modelo de trabalho, sempre funcionou 100% home-office com equipe bem enxuta. Conto com o olhar criterioso das editoras Carla Fortino e Fabiana Medina e da excelente designer Fabiana Yoshikawa. Sempre fui criticado por publicar pouco, cinco ou seis títulos por ano. Em 2020, tinha uma meta de oito lançamentos. Obviamente, precisei segurar o investimento, adiar e rever algumas apostas, mas, mesmo assim, lancei um livro antes da pandemia, dois títulos durante – com ótimas vendas – e mais três por vir até o final do ano. Ou seja, o “jeito Instante” de trabalho se tornou o diferencial para que eu pudesse seguir, tanto que estou com o cronograma de produção e novidades de 2021 montado.