O QUE VOCÊ ESTÁ LENDO, SIMONE CAMPOS?

Atualmente estou lendo The Line Becomes a River: Dispatches from the Border, de Francisco Cantú, que me foi recomendado durante um congresso acadêmico nos EUA. O autor, que é estadunidense, resolveu virar guarda da fronteira EUA-México. Ele é neto de mexicanos e fala espanhol fluentemente. Já terminei de ler a parte que conta o treinamento dele, agora estou nos primeiros dias de trabalho.

Aqui nos EUA, memórias e livros sobre crimes fazem muito sucesso. Se você tem algo único e considerado “exótico” em sua vida — se cresceu com os Amish, cometeu crimes ou aprendeu a ler depois dos 18 anos — e souber escrever com um mínimo de habilidade, provavelmente vai conseguir publicar sua autobiografia. Tenho lido muitos livros do gênero, e muitos deixam a desejar. Falta brilho a alguns desses autores. Não é o caso de Francisco Cantú, cuja leitura, apesar de às vezes um pouco maçante, é importante pela veracidade da experiência narrada.

Simone Campos é autora dos romances A FEIA NOITE (7Letras), A VEZ DE MORRER (Companhia das Letras) e NADA VAI ACONTECER COM VOCÊ (a sair pela Companhia em 2021).