O FILME DE MORRA, AMOR

Yasmin Ribeiro

Pela Expanded Media, começou a produção Lá fora de MORRA AMOR, aguardada adaptação audiovisual do poderoso primeiro romance de Ariana Harwicz, traduzido do espanhol em 24 territórios, incluindo a bela edição da Instante, que publica a autora no Brasil. Com produção executiva de Martin Scorsese e direção de Lynne Ramsay, de “Precisamos Falar Sobre Kevin”, o filme será estrelado pela consagrada Jennifer Lawrence, atriz que já conquistou um Oscar e agora dará vida à protagonista criada por Ariana, a jovem mãe e esposa numa cidade no interior da França. Lawrence revela-se muito animada com o projeto e numa entrevista comparou o trabalho de Harwicz à poesia de Sylvia Plath: “Principalmente porque é sobre uma mulher que sofre de pós-parto e enlouquece.”

Considerada uma das principais vozes da literatura argentina contemporânea, na vanguarda da ficção feminista latinoamericana, Ariana Harwicz explora em MORRA, AMOR temas íntimos como a maternidade, a feminilidade e a banalidade do amor no contexto familiar, retomando-os em dois livros seguintes, que vêm a compor o que ela chama de sua Trilogia da Paixão, A DÉBIL MENTAL e PRECOCE, igualmente avassaladores. No Brasil, o primeiro romance foi adaptado para o teatro pela atriz Camila Nhary numa peça de mesmo nome.

A prosa de Ariana é marcada pelo erotismo, violência e a ironia com que critica diretamente os clichês que envolvem os conceitos de família e relacionamentos convencionais. Aclamada pela crítica, a autora argentina choca ao expor o horror em potencial que habita cada ser humano. Agora, a força de suas palavras dominará as telas.