Tina Vieira

Tina Vieira nasceu em Luanda, Angola, mas mudou-se ainda criança para o Rio de Janeiro, onde estudou Jornalismo e Psicologia. Trabalhou em vários meios de comunicação, como o jornal O Globo, a TV Globo e a revista Veja Rio. Atualmente, vive na região da Galícia, na Espanha,
onde concluiu um doutorado em Psicologia Evolutiva pela Universidade de Vigo. Trabalha na área da Educação e passa seus dias entre Portugal e Espanha. Maboque foi sua estreia na literatura, finalista do Prêmio Jabuti em 2021.
MABOQUE
Depois de enterrar o pai, Leonor encontra um diário que a levará a descobrir um passado misterioso vivido nas ruas de Angola, Portugal e Brasil. No cruzamento de três países, está parte da explicação das suas origens e do comportamento arredio de seu progenitor. A personagem mergulhará fundo nessa narrativa em busca da própria identidade, do sabor agridoce do maboque. Uma busca que pode levar ao perdão e a uma nova vida.
Romance de estreia de Tina Vieira, Maboque foi finalista do Prêmio Jabuti 2021.

Status/Publicação: Publicado pela Quelônio (Brasil) em 2020. [168 páginas]
OS FILHOS QUE NUNCA TIVEMOS
Isabel está perdendo o marido para o mal de Alzheimer e se agarra aos resquícios do que ainda resta dele. Tentando salvar a história de Antonio, ela relembra o seu passado durante a Guerra Civil espanhola e depois no Rio de Janeiro. Um passado ao qual ele deixou de ter acesso.
Silvia e Sara, sua filha autista, cujas histórias se entrelaçam às de Isabel e Antonio, são outros personagens que ocupam esse romance sobre a perda, a memória e os sonhos rotos. Personagens que tentam reconstruir suas histórias e aceitar que não se pode ter tudo.

Status/Publicação: Inédito.