Maurício Gomyde

Maurício Gomyde nasceu em São Paulo e mora em Brasília. Além de escritor, é músico. Publicou quatro romances de forma independente pelo próprio selo, Porto 71. Em 2002, lançou O MUNDO DE VIDRO, que está na quinta edição. Em 2011, veio AINDA NÃO TE DISSE NADA, hoje na quarta edição. O ROSTO QUE PRECEDE O SONHO saiu em 2012, com reimpressões em 2013 e 2014. DIAS MELHORES PARA SEMPRE foi lançado em 2013, a primeira tiragem esgotou, mas o autor decidiu não reimprimi-lo de maneira independente. Sua plataforma foi toda construída com base nas mídias sociais – Facebook, Twitter, Skoob e Instagram.
Tem, entre outros números significativos, uma fan-page no Facebook com mais de 24 mil seguidores. Como estratégia de divulgação do trabalho, chegou a fechar mais de 650 parcerias com blogs de literatura espalhados pelos quatro cantos do Brasil. Atualmente, conta com 320 parceiros, e sua marca é a interação com os leitores por meio de promoções e ações com o foco nas histórias que comporão seus livros (por exemplo, a escolha de leitores para serem personagens). Em 2014 foi contratado pela Editora Novo Conceito e lançou, pelo selo Novas Páginas, A MÁQUINA DE CONTAR HISTÓRIAS.
“Maurício Gomyde consegue fazer cinema com as palavras.”
– René Sampaio, cineasta e diretor de Faroeste Caboclo
CIDADÃO DE BEM
Dado o estado das coisas, aquele tiro poderia acontecer, mais dia, menos dia… Duas famílias terão suas vidas encaixadas feito peças de um quebra-cabeças, cuja imagem final será muito mais feia do que se imagina. Roberto e Rafael. Suas esposas, filhos, amigos, vizinhos, empregados e colegas de trabalho. Histórias pessoais que vão se ordenar lentamente até culminarem em um instante que mudará o destino de todos. Um drama cujo protagonista é a hipocrisia do mundo atual, perpassando parte dos temas que contam a triste história do nosso tempo: armas, homofobia, racismo, ódio nas redes sociais, assédio moral, bullying e o mito da meritocracia.
Resistindo a tudo isso, entretanto, personagens contrários ao caminho de embrutecimento da sociedade insistem em apostar num mundo de paz, tolerância e civilidade. Afinal, quem são os verdadeiros cidadãos de bem?

Status/Publicação: pela Qualis em novembro de 2020. Direitos vendidos para a Rio Magnus (Sérvia) [350 páginas]
TODO O TEMPO DO MUNDO
Vitor é o mais premiado produtor de espumantes do Brasil. Um sujeito recluso, que não se relaciona com quase ninguém e mora na vinícola mais isolada do Vale dos Três Montes. Passa os dias cuidando de sua maior joia: um espumante que que ainda não está pronto para ser apresentado ao mundo, produzido numa safra em que tudo deu certo, como a coreografia de um balé russo. Só falta o rótulo, que ele não consegue desenhar, pois sabe que só será possível no dia em que descobrir se é dádiva ou maldição o que acontece com seu corpo… Tudo começou na noite em que beijou Amanda e sua vida virou do avesso; um gatilho inexplicável que o fez começar a viajar ao passado todas as vezes em que fica muito feliz, e ao futuro, todas as vezes em que fica muito triste. São segundos, minutos, horas. Algo que não controla e que não sabe se algum dia descobrirá o que é, pois acredita que Amanda, a causa de tudo, morreu pouco tempo depois no atentado à embaixada norte-americana no Quênia.
E assim ele passa seus dias, tentando não ser muito feliz nem triste. Até que, vinte anos depois da fatídica noite, chega um convite inesperado que pode mudar tudo… Agora, Vitor entenderá por que viaja no tempo? Amanda revelará que não é quem ele sempre imaginou? Aquele amor renascido será mais poderoso do que tudo que os separa?

As respostas dependerão de Vitor subverter a lógica insana de seu corpo e conseguir alterar um fato do passado. Porque, se é verdade que quando a primeira lágrima desce do olho esquerdo o choro é de tristeza, e quando desce do olho direito o choro é de felicidade, aquele poderá ser o sinal mais poderoso de suas vidas.

Status/Publicação: pela Astral Cultural em setembro de 2018 e pela Rowohlt (Alemanha) em setembro de 2019. Direitos alemães de áudio pela Argon. [352 páginas]
SURPREENDENTE!
Pedro Diniz desafiou a lógica da medicina. Depois de receber um diagnóstico prevendo que ficaria cego em dois meses, a degeneração é interrompida por um milagre. Para comemorar, ele decide se tornar um cineasta e parte em busca do filme perfeito. No entanto, nem sempre as coisas são como as pessoas desejam, e a vida real acaba pregando uma peça. Pedro descobre que só conseguirá seguir em frente com a ajuda da equipe de cineastas mais louca e improvável de todos os tempos.
Assim, os quatro companheiros começam uma viagem cujo roteiro, assim como o do filme, será conduzido pelo destino. Uma história sobre o valor infinito da amizade e as chances de redenção que a vida esconde até mesmo na mais perfeita das estradas.

Status/Publicação: pela Intrínseca em setembro de 2015, pela Presença (Portugal) em agosto de 2016, pela Harper Collins Iberica (Espanha) em março de 2017, pela Alma Littera (Lituânia) em maio de 2017 e pela Garzanti (Itália) em agosto de 2017. [272 páginas]
DIAS MELHORES PRA SEMPRE
O livro narra a história de Bruno e Micaela. Bruno, o surfista bonito e inteligente, é um dos rapazes mais desejados da faculdade de Medicina. Micaela se autointitula “a menina que tem o dom da invisibilidade”. É a nerd de óculos, sem graça. A história transcorre ao longo de quatro anos. Numa viagem ao Havaí, Bruno perde a perna em um acidente no mar, e Micaela entra em sua vida para ajudá-lo a superar as dificuldades. Começa a nascer o improvável romance entre duas pessoas que nunca haviam se falado, ainda que estudassem na mesma sala da faculdade.
Até que, em um acidente de carro, ambos descendo a Serra do Rio do Rastro, considerada a estrada mais espetacular do mundo, um pedaço da prótese que substitui a perna de Bruno atinge a cabeça de Micaela. A partir daí, ela adquire um dos distúrbios mais estranhos do cérebro humano, a “prosopagnosia”, ou “cegueira para feições”. Ela perde a habilidade de reconhecer rostos. Não reconhecer sequer a própria face diante do espelho. É a hora de Bruno retribuir todo o carinho que a “menina invisível” lhe dedicou e provar que o amor pode superar as mais difíceis situações.

Status/Publicação: a sair pela Pé da Letra em 2021. Houve uma mínima edição autopublicada em 2013.