Fabiane Guimarães

Fabiane Guimarães nasceu em 1991 no interior de Goiás, onde cresceu e começou a escrever ainda criança. Jornalista formada pela Universidade de Brasília (UnB), cidade onde vive hoje, é autora da novela seriada “Pequenas esposas”, publicada pela revista digital AzMina, além de diversos contos em antologias e revistas semanais.
APAGUE A LUZ SE FOR CHORAR (Alfaguara/Companhia das Letras) é seu primeiro romance.
COMO SE FOSSE UM MONSTRO
Em seu segundo romance, Fabiane Guimarães explora os limites da maternidade, da escolha feminina e da expectativa social.

Damiana nasceu no interior de Goiás e, ainda jovem, se mudou para Brasília para ser empregada doméstica em uma casa de família. Durante sua rotina de trabalho, ela começa a ver uma movimentação estranha de moças que aparecem para entrevistas. Meses se passam e nenhuma delas é escolhida, até que a proposta se vira para a própria Damiana: ser barriga de aluguel para o casal.

Essa será apenas a primeira decisão crucial que a jovem enfrentará. Ao longo dos seus anos férteis, ela precisará entender seu papel no mundo, sua ligação com o outro e até onde está disposta a ir para cumprir seus desejos.
Ao contar sua história para uma jovem jornalista, Damiana impactará para sempre a vida de várias pessoas ao seu redor.

Status/publicação: Publicado pela Alfaguara/Companhia das Letras em março de 2023. [160 páginas]
APAGUE A LUZ SE FOR CHORAR
Cecília não sabe muito bem o que fazer com a própria vida. Depois de mudar de Brasília para o Rio de Janeiro, a jovem ainda não conseguiu encontrar um emprego nem organizar seu futuro. João, pai solteiro de uma criança com paralisia cerebral, tenta levar a vida em Brasília como pode. Trabalha como veterinário na capital federal durante o dia e procura formas de ganhar mais dinheiro à noite – o objetivo é juntar quantia suficiente para bancar um tratamento experimental para o filho. Quando os pais de Cecília morrem, ela é forçada a voltar para a pequena cidade de sua infância, onde eles ainda viviam. Mas uma dúvida começa a atormentá-la: a possibilidade de que eles tenham sido assassinados. Enquanto isso, João, desesperado por mais recursos, começa a se aventurar em trabalhos nada ortodoxos.
Ao cruzar as duas histórias, Fabiane Guimarães compõe um retrato do interior do Brasil e cria um suspense impactante sobre o que significa ser parte de uma família, e os limites que estamos dispostos a ultrapassar para mantê-la.

Status/publicação: Publicado pela Alfaguara/Companhia das Letras em fevereiro de 2021. [176 páginas]