ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O LIVRO PÓS COVID

Por Anna Luiza Cardoso

Em meio ao atual cenário de medo e dificuldades, em que os obstáculos parecem se proliferar como o vírus que nos ameaça, parece-nos necessário acreditar que sairemos dessa mais fortes e que, ao final, há de ficar tudo bem. Por isso, compartilhamos algumas reflexões sobre o mundo editorial a partir de boas notícias recebidas na última semana.

A primeira veio da Alemanha, mais especificamente de nossa cliente Aufbau, mas reflete a situação do mercado editorial como um todo por lá. Depois de um mês de março abalado por tantas restrições e com faturamento negativo, o mês de abril surpreendeu as editoras com números de vendas equivalentes aos de abril do ano passado. A receita? Criatividade por parte das livrarias e editoras para alcançar os leitores em suas casas. Mesmo com o comércio fechado, conseguiram manter o funcionamento de seus negócios. Em outra frente, as vendas digitais cresceram nada menos do que 20% em comparação ao mês de abril de 2019, não implicando a redução dos números de vendas físicas. Ou seja: houve um crescimento considerável, e que tende a se manter para além da pandemia. Certamente, uma comparação entre Brasil e Alemanha é impraticável, as diferenças culturais e socioeconômicas são abissais, mas creio haver aí um ponto para reflexão: existem caminhos para a reinvenção do negócio do livro a partir de novas perspectivas e de parâmetros distintos daqueles com os quais nos acostumamos e aos quais nos acomodamos. Obviamente, estamos cientes das dificuldades grotescas que se impõem, mas realmente acreditamos que a saída dessa crise, em termos livreiros, se dará com criatividade e capacidade de cooperação entre as partes para criar um ambiente de negócios saudável. Os leitores estão aí, confinados em suas casas e (re)descobrindo que o livro é a melhor companhia e o melhor passatempo. A nós cabe entender como chegar a eles. E assim o fazer.

A segunda notícia veio de nossa cliente americana Brandt & Hochmann, que anunciou uma mega campanha virtual de lançamento de THIS IS HOW I LIED, novo romance de Heather Gudenkauff. Haverá até festa virtual no zoom, com a presença da autora, editores, livreiros e seus leitores. Há muitas outras ações como essas que parecem estar funcionando bem.

Por fim e na mesma direção, a realização virtual da Feira de Turim, que acontece entre os dias 14 e 17 de maio, já nesta semana. Com programação extensa em diversas frentes e plataformas, reunirá digitalmente nomes como Rushdie, Jared Diamond, Javier Cercas, Roberto Saviano, Alessandro Baricco, Annie Ernaux, Amitav Gosh, Roberto Calasso, entre muitos outros.

São alguns passos e conquistas interessantes em meio a um cenário de profundas impossibilidades que, a nosso ver, indicam a existência de possíveis e concretos caminhos alternativos a se desbravar. Vamos em frente!