A simpaticíssima editora lusa O Castor de Papel, de Ione França e Mario Moura, enviou-nos os exemplares de cortesia de A INVEJA DOS ANIMAIS, do respeitado pensador e ativista político e ambiental americano, Ralph Nader, que representamos para a Seven Stories Press no Brasil e em Portugal. Nelson Villas-Boas ficou excitadíssimo com o livro. Nelson tem um quê de narciso e acredita que todos os cachorros do Leblon invejam seu cabelo louro e o sucesso que faz nas ruas do bairro (hoje perguntaram à mãe dele: é um brinquedo ou uma pessoa de verdade?).
Lendo o visionário ensaio em forma de fábula literária criado por Nader, Nelsinho percebeu seu equívoco: o livro não é sobre a inveja que os animais sentem uns dos outros. É muito mais sobre o tanto de inveja que humanos deveriam sentir deles, seres de incrível discernimento e outras qualidades que simplesmente não conseguimos perceber. Inveja realmente animal.
Com um apanhado completo e rigorosamente científico de tudo o que se sabe sobre a consciência das espécies e dos problemas criados pelos seres humanos ao bem-estar dos outros animais, Nader reafirma seu compromisso de lutador contra todo tipo de injustiça e mal-feito. A edição da Castor traz na capa um elogio da música e escritora Patti Simith: “Uma história sobre dois reinos que reflete o discernimento atento dos animais e o alheamento da espécie humana. A INVEJA DOS ANIMAIS é uma forte chamada de atenção!” Com inveja mesmo deveríamos ficar nós, os brasileiros, dos portugueses, que já contam com o livro de Nader em suas livrarias.