A IDEOLOGIA CONTRA O AMOR

Yasmin Ribeiro

Uma das escritoras mais fascinantes da Alemanha Oriental, a extinta RDA, Brigitte Reimann está sendo redescoberta Lá Fora a partir do romance MEU IRMÃO E EU (Die geschwister, no original), a sair nos EUA pela Transit Books e na Grã-Bretanha pela Penguin Classics. Publicado originalmente em 1963 e traduzido para o espanhol e o italiano, o romance sintetizou o sentimento de uma geração ao narrar uma história de amor fraternal rompido pela Cortina de Ferro. Com sua obra prolífica e fortemente autobiográfica, Brigitte Reimann tornou-se, numa sociedade e cultura inflexíveis, uma figura icônica graças à honestidade e à energia de sua prosa.

Como suas heroínas, Brigitte Reimann era espirituosa e franca e abordava questões e sensibilidades de outra forma reprimidas na República Democrática Alemã. Após um apelo do governo para que os artistas se aproximassem e envolvessem com o povo, ela mudou-se para a cidade de Hoyerswerda a fim de trabalhar por meio-período numa fábrica e ministrar aulas de redação aos trabalhadores. Em 1960, seu irmão não aguentou mais a opressão comunista e partiu para a Alemanha Ocidental. Logo em seguida, ela começou a escrever MEU IRMÃO E EU, que explora a amarga verdade: ideologias conflitantes podem destruir o mais fraterno amor.

Apesar de ter morrido ainda jovem, levada por um câncer aos 39 anos, Brigitte deixou como legado sua obra, que ilumina de forma crítica e corajosa os problemas sociais vigentes em um país extremamente polarizado. Seu último romance, FRANZISKA LEFTHAND, publicado postumamente em 1974, foi um bestseller imediato tanto na Alemanha Oriental quanto na Ocidental, e transformou Reimann em uma autora cult.

No final da década de 1990, a editora alemã Aufbau, cujo catálogo a VB&M representa no Brasil, editou os diários de Reimann, que fornecem um paralelo interessante a sua escrita literária. Por vezes chocantes, apaixonados, inabaláveis, amargos, esses textos oferecem a oportunidade de entender mais profundamente como foi viver nas primeiras décadas da República Democrática Alemã.