Vladimir Netto

Vladimir Netto

VLADIMIR NETTO

Vladimir Netto tem 22 anos de profissão, é repórter da TV Globo e vice-presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, Abraji. Passou por algumas das principais redações brasileiras e atua hoje no Jornal Nacional, o noticiário de maior audiência no Brasil. Recebeu diversos prêmios, a maioria ligada aos furos de reportagem em grandes casos de corrupção. Foi quem revelou as contas secretas do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, o que o levou a perder o cargo e o mandato. Em maio de 2016 lançou seu primeiro livro LAVA JATO: O JUIZ SÉRGIO MORO E OS BASTIDORES DA OPERAÇÃO QUE ABALOU O BRASIL, que desde então está na lista dos mais vendidos.

 

Foi o livro de não-ficção mais vendido no Brasil em 2016. Depois de duas décadas dedicadas à cobertura política e de casos de corrupção, Vladimir Netto percebeu, logo no início, que a Operação Lava-Jato tinha tudo para vencer onde outras fracassaram. Ele já está escrevendo um novo livro com a continuação dos eventos do caso que deflagrou o maior terremoto político da história recente do Brasil. LAVA JATO está sendo adaptado para série de TV da Netflix pelo brilhante diretor José Padilha, também envolvido na produção do mega-sucesso Narcos.

“O livro do Vladimir, baseado em extensa pesquisa feita durante toda a Lava Jato, além de narrar de forma empolgante uma incrível operação policial, é também um documento histórico de valor imprescindível para o país.”
– José Padilha, cineasta
“Escrito em linguagem que se aproxima dos thrillers policiais, o livro-reportagem, produzido em 17 meses, dá ao público a oportunidade de entender a gênese, os bastidores e os principais personagens da maior ação de combate à corrupção já realizada no país”
– O Globo

LAVA JATO: O JUIZ SERGIO MORO E OS BASTIDORES DA OPERAÇÃO QUE ABALOU O BRASIL

O Brasil vive uma sucessão frenética de revelações sobre corrupção na política que supera a ficção das séries de TV. É essa história, seu início e seus surpreendentes eventos que LAVA JATO: O JUIZ SÉRGIO MORO E OS BASTIDORES DA OPERAÇÃO QUE ABALOU O BRASIL traz para o leitor. Netto narra os fatos e os bastidores da maior operação policial de combate à corrupção que já houve no Brasil. O livro cobre desde o início da operação, quando se investigava um doleiro que quase escapa do cerco policial, à prisão de alguns dos maiores empresários e de poderosos políticos brasileiros. Com um texto ágil, de thriller, e riqueza de detalhes, o livro leva o leitor para dentro do redemoinho que está mudando a política brasileira.

Desde que foi lançado, em junho de 2016, o livro está nas listas de mais-vendidos na categoria não-ficção. Ficou por 15 semanas na primeira posição nas duas principais listas do Brasil, a da revista Veja e a do jornal Folha de S. Paulo. Atualmente, está há mais de 33 semanas entre os dez livros mais vendidos. Já vendeu centenas de milhares de exemplares. Os direitos audiovisuais do livro também foram para o cineasta José Padilha, que atualmente prepara uma série de tevê para a Netflix sobre o caso. A série, a ser lançada mundialmente, tem data de estréia prevista para o início de 2018.

Status/Publicação: pela Sextante em 2016. Vendido para Saída de Emergência (Portugal).