Míriam Leitão

Míriam Leitão

MÍRIAM LEITÃO

Míriam Leitão é uma das mais influentes jornalistas econômicas do Brasil. Suas análises precisas e claras são publicadas desde 1991 diariamente no jornal O Globo. Míriam também é comentarista na TV Globo, no canal Globonews e na rádio CBN, além de já ter trabalhado em várias outras publicações do Rio de Janeiro e de São Paulo. Ao longo de sua carreira, conquistou diversos prêmios,

dentre eles o aclamado Maria Moors Cabot Prize, da Universidade de Columbia, em Nova York. Além de seu trabalho de não-ficção, Míriam Leitão é poeta, autora de livros infantis e do sucesso A HISTÓRIA DO FUTURO, uma ampla investigação sobre as potencialidades do Brasil e os principais desafios que o país enfrenta a fim de que se cumpra seu destino de grande nação.

A VERDADE É TEIMOSA: DIÁRIOS DA CRISE QUE ADIOU O FUTURO

Não há governo que pare de pé quando o governante provoca uma grave crise econômica. Nos últimos dois anos, o Brasil passou por recessão severa, com inédito rombo nas contas públicas. Depois de mais de 20 anos, a inflação voltou a visitar o patamar de dois dígitos. Em agosto de 2016, quando o Congresso afastou definitivamente a presidente Dilma Rousseff, o desemprego abatia mais de 12 milhões de brasileiros. Para Míriam Leitão, a crise estava anunciada havia tempos, pois o governo fechara os ouvidos a alertas e críticas, enquanto tomava decisões desastrosas. O colunismo diário obriga o jornalista ao esforço de ver além dos acontecimentos imediatos.

Em A VERDADE É TEIMOSA, encontram-se 118 textos produzidos desde 2010, quando falar em crise econômica parecia um atrevimento, até novembro de 2016, quando o governo Temer atravessava momentos de grande instabilidade política. Com linguagem clara, Míriam examina os antecedentes que levaram à recessão, à desordem fiscal e à inflação, bem como aos momentos mais agudos da crise em si. O tempo demonstra que não adianta brigar com os fatos, porque a verdade é teimosa e aparece mesmo depois de encoberta por malabarismos estatísticos ou retóricos. O texto de Míriam joga luz sobre o passado recente do país, sem perder a esperança no futuro.

Status/Publicação: Pela Intrínseca em fevereiro de 2017.

A HISTÓRIA DO FUTURO: O HORIZONTE DO BRASIL NO SÉCULO XXI

A HISTÓRIA DO FUTURO é um grandioso livro de reportagem em que Míriam Leitão mapeia o território do que está por vir com base em entrevistas, viagens, análises de dados e depoimentos de especialistas, depois de três anos de pesquisas. Ela aponta tendências que não podem ser ignoradas em áreas como meio ambiente e clima, demografia, educação, economia, política, saúde, energia, agricultura, tecnologia, cidades e mundo.

E adianta que o futuro será implacável para os países que não se prepararem para ele.

Status/Publicação: Pela Intrínseca em 2015.

TEMPOS EXTREMOS

Bento e Paulina são irmãos, escravos numa fazenda no interior de Minas Gerais em meados do século XIX e divididos pela ideia do melhor caminho para a liberdade. Hélio e Alice, também irmãos, escolhem campos opostos num Brasil dividido pela radicalização política na década de 1970, em plena ditadura militar. São nesses dois passados que transita a jovem Larissa, em delírio e espanto, entendendo antigas dores e encontrando respostas às suas próprias aflições. Tudo era para ser apenas um encontro de família, nos dias atuais, numa fazenda centenária de Minas Gerais, para comemorar o aniversário da matriarca.

Mas os dramas e os conflitos insepultos voltam cobrando o justo ponto final, no país que nunca soube olhar seu passado. Nesse fim de semana, uma porta se abriu para os tempos extremos.

Status/Publicação: Pela Intrínseca em 2014. Direitos áudio-visuais vendidos para a TV Globo. [272 páginas]

A PERIGOSA VIDA DOS PASSARINHOS PEQUENOS

Nesta adorável história, sabiás, andorinhas, beija-flores, canarinhos-da-terra, coleirinhos e tantas outras espécies vivem soltos, em meio à natureza, na fazenda Brejo Novo. Mas nem por isso a vida desses pequenos cantadores é fácil: além do medo natural de humanos e das aves maiores, eles também sofrem com a falta de árvores, conforme sua população vai aumentando. Plantadores natos, eles carregam em seus bicos sementes mil, espalhando-as pela terra – no entanto, os bois e agricultores sempre acabam destruindo as mudas assim que elas começam a crescer, impedindo que a mata cresça.

Decididos a aumentar a área verde da fazenda, os passarinhos se reúnem e decidem chamar a atenção dos donos da propriedade para o seu problema. A ideia é ousada: organizar um grande concerto ao redor da casa dos humanos e cantar bem alto para sensibilizá-los. Será que sua música será compreendida e eles serão ajudados?

Status/Publicação: Pela Rocco em 2013.

SAGA BRASILEIRA: A LONGA LUTA DE UM POVO POR SUA MOEDA 

Desde a hiperinflação até o congelamento dos preços, planos falidos, o confisco das economias dos cidadãos pelo governo do Presidente Fernando Collor e o Plano Real, Miriam Leitão, uma das mais respeitadas jornalistas econômicas em todo o país, mostra como os brasileiros sofreram e resistiram até a estabilização da economia no país. Neste livro sobre a história recente do Brasil, Miriam oferece um panorama único da relação do povo brasileiro com a sua moeda e o papel dessa relação na construção da identidade nacional.

Misturando histórias comoventes com análises econômicas, SAGA BRASILEIRA, que permaneceu por mais de seis meses no topo das listas de mais vendidos e vendeu mais de 100 mil exemplares, revela como os esforços para manter a estabilidade econômica moldaram a sociedade brasileira.

Status/Publicação: Pela Record, em 2010.