Mariana Portella

Mariana Portella

MARIANA PORTELLA

Mariana Portella nasceu no Rio de Janeiro e estudou em Paris, onde morou durante a infância e a adolescência. De volta ao Brasil, graduou-se em Ciências Econômicas na UERJ e fez pós-graduação, mestrado e doutorado na UFRJ, onde obteve o título de Doutora em Comunicação e Cultura. Apaixonada por cinema, durante muitos anos colaborou com a revista americana MovieMaker.

Ganhou, em 2013, o Prêmio Maximiano Campos, na categoria Microconto e, em 2014, publicou seu primeiro romance, O OUTRO LADO DA SOMBRA com prefácio escrito por Nélida Piñon. Em 2015, recebeu o prêmio Dinah Silveira de Queiroz da União Brasileira dos Escritores por seu romance de estreia, que foi também finalista do Prêmio São Paulo de Literatura.

A TEMPESTADE | R. Lucchetti e Mariana Portella

Graphic novel baseado sobre o texto de Shakespeare, que conta a história de Próspero, duque de Milão, que é atraiçoado pelo irmão, e abandonado, junto com sua filha Miranda, à própria sorte, num bote, em alto-mar. O bote, graças à Providência, chega a uma ilha, onde vive Calibã, filho de uma feiticeira. Próspero e Miranda vão morar numa caverna, que anteriormente foi a moradia dessa feiticeira. Ali, Próspero, um estudioso de Alquimia, encontra alguns apetrechos alquímicos e pode continuar seus estudos, com a ajuda dos livros que seu fiel servidor Gonzalo escondeu sob o oleado do bote.

Certo dia, Calibã, a fim de mostrar o poder de sua mãe, leva Próspero até uma árvore onde estão aprisionados Ariel e outros três elfos. Usando seus poderes mágicos, Próspero liberta os elfos. E é Ariel, o porta-voz dos elfos, que, com suas brincadeiras e micagens, mais diverte Miranda. Os anos passam. E os estudos de Alquimia de Próspero evoluem, a ponto de ele conseguir dominar os elementos da Natureza.

Status/Publicação: Inédito.

“Mariana Portella, que já se revelara excelente ficcionista no premiado livro de estreia O outro lado da sombra, demonstra agora “o outro lado” de seu talento nas belas ilustrações de A TEMPESTADE. Traços bem delineados e fieis à atmosfera do texto, com predomínio de linhas densas e sinuosas como contraponto da complexidade e sinuosidade dos espíritos humanos.”
– Antonio Carlos Secchin

“Rubens Francisco Lucchetti, considerado o “papa da Pulp Fiction”, é o maior roteirista brasileiro de Cinema & Quadrinhos. A multitalentosa Mariana Portella é autora do premiadíssimo romance O OUTRO LADO DA SOMBRA. Agora, os dois reuniram suas forças e fizeram uma adaptação primorosa de A TEMPESTADE. Conseguiram transportar para a linguagem quadrinhística a imortal peça de William Shakespeare.”
– Ivan Cardoso, cineasta

“Mariana Portella estreou no romance, com O OUTRO LADO DA SOMBRA, como escritora já pronta. Muito bem recebido pela crítica, o romance traz uma dicção própria, madura, ousando transitar pela melancolia e construindo uma narrativa onde a procura pelo belo é preocupação constante. Escrita sofisticada e sedutora aparece cedo como marca da autora.”
“Nessa adaptação de A TEMPESTADE, última e, paradoxalmente, a mais jovem das peças de Shakespeare, aparecem, agora na arte gráfica, as mesmas características que já apontavam em sua ficção: sofisticação, forte erudição e preocupação com o belo.”
– Beatriz Resende

O OUTRO LADO DA SOMBRA

Soren é um homem que tenta fugir de suas lembranças doídas mas acaba se dando conta de que seu passado sempre viaja com ele. Ao revisitar os caminhos percorridos, percebe que a vida não é um simples conjunto de fatos numa sucessão de efeitos. Ao confrontar os fantasmas que preferia esquecer, questiona-se. Nesse processo, acaba por descobrir que o grandioso na vida é o que não se pode explicar nem compreender, apenas viver – desde que se sobreviva à imagem revelada pelo espelho que se encontra no fundo de cada um de nós.

O OUTRO LADO DA SOMBRA é um romance filosófico que revela o constante desencontro do homem consigo mesmo, sua razão, seu passado, presente e futuro, remetendo a um jogo de espelhos que reflete as peripécias das facetas sombrias da existência humana.

Status/Publicação: pela Rocco em 2014.