Marcos Eduardo Neves

Marcos Eduardo Neves

MARCOS EDUARDO NEVES

Marcos Eduardo Neves tem 39 anos, é jornalista e escritor, especializado em biografias. É o autor de NUNCA HOUVE UM HOMEM COMO HELENO (Zahar), que virou o filme Heleno, protagonizado por Rodrigo Santoro, e VENDEDOR DE SONHOS –  A VIDA E OBRA DE ROBERTO MEDINA (Melhoramentos), que apresenta o criador do maior festival de música do mundo, o Rock in Rio, vendido também em Portugal e na Espanha. Com passagens por importantes veículos de comunicação do país, como o Jornal do Brasil,

trocou as redações pela literatura. Foi apadrinhado por Ruy Castro, que brinca dizendo que vai parar de escrever biografias diante da ascensão do jovem biógrafo. Desde então, Marcos Eduardo Neves vem sendo sempre indicado pelo mestre e já produziu relevantes biografias sobre astros do esporte, como Francisco Horta e Renato Gaúcho, além do livro 20 JOGOS ETERNOS DO FLAMENGO (Maquinária). ALEX, A BIOGRAFIA é seu oitavo livro.

ALEX, A BIOGRAFIA

Alex é um craque inquestionável, ídolo imortal das torcidas do Coritiba, Palmeiras, Cruzeiro e da equipe turca Fenerbahçe. Nessa biografia, Marcos Eduardo Neves retrata sua trajetória, as dificuldades da infância pobre, os percalços no começo da carreira, os maiores títulos, o porquê de não ter sido convocado para nenhuma Copa do Mundo, apesar da inquestionável técnica. Esse livro apresenta, narrados pelo próprio jogador, detalhes de sua vida amorosa e pessoal jamais revelados anteriormente, como as gestações perdidas de sua mulher e momentos de angústia às vésperas do parto complicado de cada um de seus três filhos. Os bastidores do futebol são enfatizados; traições de companheiros de profissão e até mesmo de treinadores, momentos de tristeza, decepção, revolta e incontáveis alegrias.

Os motivos de ter virado mais do que celebridade, e sim personalidade, na Turquia: a identificação com o país, o respeito à cultura, a devoção a seu clube. O craque disseca todos os fatores que fizeram com que pedisse a rescisão de seu contrato, em 2012. Conta pormenores da romaria e vigília de milhares de torcedores por 12 dias e 12 noites defronte a sua casa, além da despedida emocionada no aeroporto Atatürk. E termina com a volta triunfal ao futebol brasileiro, onde liderou a posição do Bom Senso FC, movimento que luta contra os poderosos e pelo bem do esporte.

Status/Publicação: pela Planeta em outubro de 2015. Vendido para NTV (Turquia).