Marco Carvalho

Marco Carvalho

MARCO CARVALHO

Marco Carvalho é carioca, cartunista da geração Pasquim e escritor. Iniciou sua carreira como desenhista publicitário, atuando em diversas agências do Rio de Janeiro. Publicou seus desenhos e charges em jornais como Jornal do Brasil e O Dia e colabora até hoje em diversos veículos de comunicação.

Atualmente desenvolve projetos como redator e programador visual em seu estúdio, onde faz também criação e direção de arte.

 

UMA LADEIRA PARA LUGAR NENHUM

Uma história de amor e desamor entre um padre branco e uma mulata casada, que flerta com o candomblé e com a superstição, tem lugar durante a demolição do Morro do Castelo, um símbolo da cidade do Rio de Janeiro. Neste romance, as nuances dessa relação amorosa fadada ao fracasso são narradas com leveza até o final insólito, mas poético e libertador, no qual o padre voa. Em paralelo, a crítica à prepotência com que as reformas urbanas foram impostas à população da cidade no início do século passado, culminando com o desmonte do morro onde se ergueram as primeiras construções oficiais do Rio, para marcar a reconquista pelos portugueses, em 1865, do território ocupado pelos franceses.

Os cenários do Morro do Castelo com seus misteriosos subterrâneos, na parte central da cidade, nas primeiras décadas do século XX, descritos com requinte, e os percalços de duas pessoas com tantas limitações para viver o amor.

Status/Publicação: Pela Record em 2014.

FEIJOADA NO PARAÍSO – A SAGA DE BESOURO, O CAPOEIRA

Este é o livro que deu origem a Besouro, um dos filmes brasileiros mais aguardados de 2009, cujo trailer foi visto por mais de 500.000 pessoas no Youtube. Ícone da cultura popular baiana, o herói capoeirista Besouro ganha voz neste romance, contando os casos e histórias que o tornaram famoso.

Ao misturar lenda, fantasia e realidade, Marco Carvalho mostra como um homem comum se transformou em personagem mítico.

Status/Publicação: Pela Record em 2009.

A LUA PARA PRINCIPIANTES

O livro, por meio de uma visão bem humorada e poética, conta histórias da lua: mostra suas fases – Nova, Crescente, Cheia, Minguante –, explica como é o movimento de rotação, eclipse e até o porquê de a lua ter crateras! Um livro singelo e de uma simplicidade que agrada principalmente aos novos leitores.

Status/Publicação: Pela Editora Compor em 2007.

ERA UMA VEZ UM OVO

Aqui é contada a história de uma pintinha que sai da casca e vai ganhar o mundo até virar galinha e por um ovo, e o ciclo da vida iniciar novamente. Brincando com a sonoridade das palavras, o cartunista e romancista Marco criou esse livro para crianças pequenas, mas a história também diverte e encanta adultos de todas as idades.

Pela estrutura simples, o livro se mostra apropriado para a criança em fase de aprendizagem da leitura.

Status/Publicação: Pela Zit Editora em 2006.