Helder Macedo

Helder Macedo

HELDER MACEDO

Helder Macedo publicou seis romances, sete livros de poesia e extens obra de crítica literária. Ele viveu sua infância em Moçambique e seus anos de formação em Portugal. Vive hoje em Londres, onde ocupou a cátedra Camões como professor de Português no King’s College e é Professor Emérito de Português. Trabalhou para a BBC, em Londres,

e foi professor visitanteem diversas universidade dos Estados Unidos, França, Espanha e Brasil, além de Secretário do Estado para a Cultura em Portugal. Seus romances foram publicados em Portugal pela Editorial Presença e, no Brasil, pela Editora Record. Tem, ainda, romances e livros de poesia publicados na Espanha, Itália e Alemanha.

TÃO LONGO AMOR TÃO CURTA A VIDA

O narrador desse thriller psicológico é um escritor português que mora em Londres. Uma noite, ele recebe a visita inesperada de um amigo diplomata, também português, na cidade para uma conferência sobre o Oriente Médio, mas que se diz em fuga de uma tentativa de sequestro. Conta que esteve preso numa casa vizinha, aonde o levaram uma mulher e um homem mais velho, possivelmente de origem árabe. A mulher teria falado sobre experiências que ele teve com uma cantora de ópera, por quem se apaixonou no início de sua carreira em Berlim Oriental, e que desapareceu no dia em que o muro caiu. Ela falava como se fosse aquela mulher, dizendo-lhe que após deixar Berlim perdera a voz em consequência de uma doença. O escritor duvida da veracidade de história tão bizarra e receia que o diplomata esteja acobertando algum crime.

Decide escrever sua versão do que poderia ter acontecido nos 23 anos entre o desaparecimento da cantora e o suposto sequestro do diplomata. Quando o diplomata retorna a Londres, o escritor mostra a ele sua reconstrução ficcional da história que poderia ter levado ao sequestro e ao possível crime. As consequências são dramáticas e totalmente imprevisíveis. Ambientada em meio a acontecimentos da política internacional recente, a combinação das duas narrativas produz um romance brilhante, que explora todas as conexões entre fato e ficção, memória e imaginação, perversão e máscaras, amor e desejo.

Status/Publicação: Publicado pela Presença (Portugal), em 2012, e pela Rocco, em 2013.