Eduardo Moreira

Eduardo Moreira

EDUARDO MOREIRA

Eduardo Moreira é sócio-fundador da Plural Capital, uma das empresas financeiras mais respeitadas do Brasil. Nascido em 1976, graduou-se em Engenharia e é formado em Economia pela Universidade da Califórnia – San Diego. O sucesso surpreendente de Encantadores de Vidas,

que o manteve no topo das listas de best-seller por vários meses ao longo de 2012, levou-o a desenvolver uma série de projetos literários. Ele publicou INVESTIR É PARA TODOS, também pela Record, um guia financeiro para leigos em finanças, em dezembro de 2013.

A VIDA É SUA! O PODER LIBERTADOR DE TOMAR AS RÉDEAS DO PRÓPRIO CAMINHO

A VIDA É SUA! não é um compêndio de crônicas ou artigos. São fragmentos de um grande mosaico que o autor construiu ao longo dos últimos anos na jornada em busca de quem realmente é. Ele discorre sobre conceitos de grandes pensadores – Freud, Jung, Lacan, Proust, Espinoza e Nietzsche – e relata experiências incríveis e marcantes em sua vida, como uma condecoração concedida pela rainha da Inglaterra; ter seu livro atingindo o topo das listas de mais vendidos do Brasil;

a dor de uma separação e a experiência de uma séria depressão; a eleição de seu nome como um dos 40 brasileiros de maior sucesso com menos de 40 anos pela principal revista brasileira. Momentos como esses e outros levaram Eduardo Moreira às reflexões de A VIDA É SUA!, um livro corajoso, revelador e pleno de emoção.

Status/Publicação: Pela Alaúde em 2016.

O ENCONTRO

Jonas é um dos executivos mais bem sucedidos em um dos maiores bancos de investimento do mundo. Mora em Nova York e aos 37 anos vive exclusivamente em função do trabalho. Numa manhã, a caminho do escritório, é atropelado por um táxi em plena Park Avenue. Milagrosamente, porém, nada acontece com ele, que se levanta, caminha pensativo até o Central Park, e se senta em um banco para recuperar-se do susto. Reflete sobre o fato de que poderia ter morrido e se questiona sobre o que está fazendo de sua vida. Decide que precisa urgentemente responder três perguntas: O que o deixa feliz? O que busca na vida? Quem ele realmente é? Surge daí uma trama em que realidade e sonhos se misturam e conversam, em um romance filosófico sobre o sentido da vida e a luta por ela.

Os capítulos alternam o mundo criado por Jonas dentro do coma – em que acompanhamos sua busca pessoal por respostas existenciais – e o mundo real, em que pessoas próximas a Jonas repensam suas vidas a partir do drama do paciente. Questionamentos sobre vida e morte, envelhecimento, carreira, dinheiro, conflitos conjugais, relacionamento entre pais e filhos e sobre o amor são abordados, numa discussão filosófica com referência às ideias de Lacan, Jung, Foucault, Nietzche e Spinoza.

Status/Publicação: Pela Record em julho de 2014.

O ENCANTADOR DA MONTANHA

O livro narra a história de Pólio e sua jornada por autoconhecimento. Em capítulos curtos, conta o encontro do jovem com o sábio Laervas, mestre de quem se tornará amigo e aprendiz e com quem encontrará os caminhos de se compreender e se recolocar no mundo. Dia após dia, Pólio e Laervas dedicam-se a caminhadas pela floresta, explorando os arredores da montanha onde o sábio vive, isolado e em comunhão com o meio ambiente. Nos detalhes do cotidiano, Pólio aprende a observar a natureza, engrenagem da qual extrai lições que o acompanharão para sempre.

O jovem depara-se com experiências que ampliarão sua expectativa inicial e que lhe oferecerão meios para uma existência fundamentada no presente e na humildade. A vida na floresta o ensinará a não julgar os outros pela primeira impressão e a reconhecer que, às vezes, é preciso recomeçar do zero.

Status/Publicação: Pela Record em 2013.

ENCANTADORES DE VIDAS

ENCANTADORES DE VIDAS é o depoimento do próprio autor, Eduardo Moreira, que conta no livro com conseguiu mudar profunda e positivamente sua vida graças aos ensinamentos de dois gurus: o mais conceituado treinador de cavalos do mundo, Monty Roberts, e o treinador de atletas Nuno Cobra, grande preparador do piloto Ayrton Senna. O que poderiam ter em comum Monty e Nuno? Ambos escreveram livros de sucesso: O encantador de cavalos, que ficou 58 semanas na lista de mais-vendidos de The New York Times, e A semente da vitória, que vendeu mais de 500.000 exemplares no Brasil. Mas há muito mais, e Eduardo percebeu isso em primeira-mão. Primeiramente, detectou que estava observando não somente dois métodos de ensino, mas duas únicas e revolucionárias filosofias de vida, princípios que passaram a reger a vida do autor.

Em ENCANTADORES DE VIDAS, os métodos de Monty Roberts e Nuno Cobra são descritos pelos olhos de um discípulo, que se tornou como um filho para esses dois gurus. Monty Roberts e Nuno Cobra contribuíram com prefácios. Com tiragem inicial de 50.000 exemplares, o livro foi um grande sucesso, permanecendo por meses nos primeiros lugares das listas de mais vendidos de não-ficção.

Status/Publicação: Pela Record em 2012.