Cristovam Buarque

Cristovam Buarque

CRISTOVAM BUARQUE

Formado em Engenharia Mecânica e Doutor em Economia pela Sorbonne, Cristovam Buarque participou de diversos movimentos sociais, foi reitor da Universidade de Brasília, Ministro da Educação e governador do Distrito Federal.

Nascido em 1944,  autor de mais de 30 livros já publicados, fora sua grande gaveta de inéditos, hoje Cristovam é professor e Senador da República. Conhecido entre seus eleitores como ”o Senador da Educação”, ele tem em sua obra títulos técnicos, filosóficos, políticos, de economia e, na ficção, romances e livros para crianças e jovens.

MEDITERRÂNEOS INVISÍVEIS

Ensaio-reportagem que relata uma viagem de Cristovam Buarque à fronteira da Turquia com a Síria, onde conversou com refugiados e desenvolveu uma reflexão profunda sobre os Mediterrâneos que globalmente separam pobres e ricos.

Da figura do menino sírio Aylan, despejado morto nas costas gregas, até os pequenos miseráveis do Nordeste do Brasil, o autor utiliza metáforas e novos conceitos para retratar as crianças desassistidas e sem escola no mundo todo.

Status/Publicação: pela Paz & Terra (Grupo Record) em outubro de 2016.