Nosso Blog

Está para sair do forno, e a Editora Intrínseca já vem divulgando, o novo livro de Míriam Leitão, com o título imbatível de A VERDADE É TEIMOSA: DIÁRIOS DA CRISE QUE ADIOU O FUTURO, nas livrarias em fevereiro. Reúne comentários de Míriam publicados no Globo desde 2010, durante a primeira campanha presidencial de Dilma Roussef, quando quem falasse de crise anunciada era recebido e tratado como chato e bobo, até o final de 2016, no momento mais frágil do novo governo de Michel Temer.

Impressionante a clarividência dos artigos de Míriam nesse arco de tempo. A palavra é essa, clarividência, visão clara.

Como eu já disse uma vez, Míriam Leitão não cantou a bola, mas o jogo inteiro desde lá atrás, quando dizia que o PT estava, por meio de suas decisões equivocadas, empenhando-se demais para reconstruir a desordem fiscal e o quadro inflacionário com vistas a lançar o Brasil numa recessão jamais vista, vivida, intensamente sofrida. Cantou o jogo sem alarmismo, com ponderação, com generosidade para ouvir o pessoal do governo, sem bronca ou rancores, mas com a calma, a precisão, a linguagem clara e a elegância daqueles que realmente sabem e têm a coragem de desvendar a verdade oculta pelas mais grosseiras manipulações. 

CAPA_AVerdadeETeimosa_MAIN

Nenhum outro livro de ensaios ou não-ficção conseguirá transmitir como A VERDADE É TEIMOSA o dia-a-dia de terror que a gente honesta e trabalhadora enfrentou nesse período, e por cujos desdobramentos nefastos essas pessoas _ nós todos _ continuam a pagar. A leitura das crônicas em sequência recria o movimento histórico à perfeição.

Depois de A VERDADE É TEIMOSA, talvez só a ficção para acrescentar à compreensão dessa fase de involução da sociedade brasileira, mergulhada na degola de todos os bons valores. Será que esse romance histórico caberá à própria Míriam, que em TEMPOS EXTREMOS tratou ficcionalmente da escravidão africana e da ditadura? Seu romance certamente injetaria a força necessária ao povo brasileiro para reconstruir tudo que foi perdido e retomar a luta por um país melhor.

(LVB)

Comentários ( 0 )

    Deixe um comentário

    O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *