Nosso Blog

Nossa cliente Seven Stories Press está radiante com a classificação de THE CASTLE CROSS THE MAGNET CARTER, de Kia Corthron, entre os sete finalistas (a “short list”) do Prêmio para Primeiro Romance patrocinado pelo Center for Fiction, uma organização criada em 1820 com o nome de Mercantile Library. O romance de Corthron é magnífico, contando a segunda metade do século 20 nos Estados Unidos a partir da trajetória de dois pares de irmãos, um nascido sob a égide da Klu Klux Klan, o outro tendo como referência o movimento dos direitos civis e a memória familiar de uma avó linchada.

Bastante longo, talvez por isso ainda não tenhamos encontrado o editor brasileiro de THE CASTLE CROSS THE MAGNET CARTER. Que venha o prêmio, há contribuir para a necessária publicação no Brasil. Necessária pela contundência política e existencial da narrativa.

images
A saber, o Center for Fiction da Mercantile Library é simplesmente o máximo. Há quase 200 anos é a única organização nos EUA dedicada exclusivamente à promoção da… ficção. O objetivo explícito é encorajar as pessoas a lerem e valorizarem a ficção, apoiando sua criação e fruição. Tem uma biblioteca e uma sala de leitura maravilhosas, além de dezenas e dezenas de programas, cursos, palestras com os autores e esse prêmio, que dá US$ 10 mil ao primeiro lugar e US$ 1.000 a cada um dos sete finalistas.

Só para terminar, o desafio: adivinhem quem criou a Mercantile Library? A pista está no nome, e adiantamos que não foi o Estado. Sim, foram os comerciantes da cidade de Nova York, que em 1820 demonstraram esse tipo de sensibilidade. Não há de ser nada. Talvez com uns 250 anos de atraso em relação aos EUA, chegaremos lá e teremos o nosso Center for Fiction.

http://centerforfiction.org/awards/the-first-novel-prize/2016-first-novel-prize-short-list/

Comentários ( 0 )

    Deixe um comentário

    O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *