Nosso Blog

Microsoft Word - RUDOLF - Diário de Pernambuco 20-8-16.docx

O designer Rudolf Piper, cujo livro AFTERHOURS a VB&M representa, será o responsável pela mudança de visual do shopping recifense Paço Alfândega. Grande ironia. Vale ver a matéria no Diário de Pernambuco.

Rudolf, nascido na Alemanha mas com vasta estrada no Brasil e português perfeito, é uma figura da noite internacional, tendo concebido e dirigido discotecas e boates as mais variadas em um circuito que vai de Berlim a Nova York, de Miami a Los Angeles, com várias paradas em São Paulo. Pode por aí Studio 54, Buddha Bar, Provocateur, dezenas de outras.

O subtítulo de AFTERHOURS é “Ascensão e queda das mega discotecas”, e no livro ele faz uma análise do fim da economia da noite em todo o mundo. Com muitos casos divertidos e fofocas a respeito de gente que ele conheceu muito bem, como Madonna e Mick Jagger, ou com quem se encontrou na noite, como Rei Juan Carlos e Elizabeth Taylor, o texto costura uma análise afiada do fim das discotecas como reflexo de um tipo de desenvolvimento urbano e, no plano cultural, um enrijecimento das mentalidades cristalizado no politicamente correto. Como cereja do bolo, AFTERHOURS faz uma crítica devastadora do consumismo também nesse contexto de morte da noite no mundo todo.

Aí reside a ironia. Acabou o mundo no qual reinou por décadas, e Rudolf agora está dedicado a modernizar a face de um grande shopping em Recife. Como ele é um gênio, o shopping há de ficar maravilhoso, mas há um toque de melancolia nisso tudo.

Comentários ( 0 )

    Deixe um comentário

    O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *