Nosso Blog

nota-ultimes

ULTIMES é uma antologia de frases derradeiras de 80 figuras históricas, organizada pelo francês Phillip Nassif e publicada pela Allary. Na França, todo mundo amou, Livres Hebdo, Philosophie Magazin, vários jornais, que realçaram um aspecto quase filosófico do livro.

Ancelmo Gois noticiou hoje em sua coluna a publicação de ULTIMES (PALAVRAS FINAIS?) pela Autêntica em novembro, uma contratação que as muito sagazes Rejane Dias e Silvia Masini fizeram com a VB&M, para a Allary com a 2-Seas Agency, de Marleen Seegers. Meio complicadas essas relações do meio editorial, uma porção de camadas.

Para o leitor, o que importa é que o livro é uma joia. Nossa frase preferida não é a de Churcill em seu leito de morte, selecionada pelo Ancelmo, embora “I’m bored with it all” soe bem verdadeiro e se preste à tradução jocosa da notinha.

Nossa declaração derradeira favorita é, quem diria, de Luís XIV, o Rei-Sol. “Por que vocês estão todos chorando? Por acaso pensavam que eu era imortal?” Esse mau-humor pé na terra é muito gozado, ainda mais vindo de quem vem, e tem sua dose de humildade.

Duvido muito que veríamos numa figura como Lula uma indagação dessas, que, em sua arrogância, deve realmente se julgar imortal. Não seria dele essa frase porque Lula não tem esse pingo de humildade e menos ainda a calma diante da morte, um sujeito que amarela para comparecer à Justiça quando convocado.

Outro mérito do livro é nos levar a pensar em nossas palavras finais. Será que já é hora de ir preparando? Eu (Luciana) gostaria de encontrar uma mensagem de força para quem estiver a minha volta. Principalmente se eu morrer no Brasil, como espero que aconteça.

(LVB)

Comentários ( 0 )

    Deixe um comentário

    O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *