Nosso Blog

palomanes

 

O respeitado professor e livre-docente, historiador Francisco Palomanes Martinho, talvez o maior especialista em histórica ibérica no Brasil, publicou hoje um artigo devastador na página 3 da Folha de S.Paulo sobre o estado da melhor universidade brasileira, a USP. Uma descrição impressionante do campus: condições profundamente adversas para as atividades fundamentais de uma universidade, o ensino e a pesquisa. Se a USP converteu-se nesse lixão físico e de ideias, o que pensar de outros espaços universitários menos cotados pelo Brasil afora?

A causa, além do desgoverno e da irresponsabilidade que caracteriza o exercício do poder público no Brasil, é a super-ideologização da sociedade. Qualquer tentativa de realizar um trabalho decente, de criar regras de convivência, de fazer nossos espaços funcionarem minimamente, passou a ser vista como uma ação de “direita”.

O resultado é esse Brasil em que vivemos, um país do passado, voltado para o passado, que só acelera em direção ao abismo. Ou alguém acredita que com universidades assim conseguiremos ser considerados um país de média importância no conjunto das nações?

LINK: http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2015/05/1635112-francisco-carlos-palomanes-martinho-a-universidade-nao-e-uma-agora.shtml

Comentários ( 0 )

    Deixe um comentário

    O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *