Nosso Blog

00106520658987___P1_1000x1000

Nossa parceira na Espanha, Ella Sher, agente primária de Ivan Repila, nos envia hoje a magnífica resenha de seu EL NIÑO QUE ROBÓ EL CABALLO DE ATILA, no Le Monde Diplomatique. Na França, deram ao romance – que no Brasil vendemos para a sensível editora da Rovelle,  Cristiane Pacanowski – o título de Le Puits, “O poço”.

O enredo envolve dois irmãos presos em um poço e lutando pela sobrevivência. O poço é metáfora do mundo, da sociedade, com um sistema político, ou de poder, inerente. Na luta pela vida, os irmãos conhecem fome e sede e aprendem o significado de crueldade e injustiça.

Por seu estilo,  o livro é frequentemente comparado à obra de Beckett,  e encontrou a mais calorosa recepção crítica não só na Espanha e na França, mas também na Grã-Bretanha (aqui segue ainda o link para  The Irish Times). Diz o Monde Diplomatique: “Por meio de uma linguagem crua, um estilo brutal de grande precisão, Ivan Repila, nascido em Bilbao, em 1978, com Le Puits escreveu um primeiro romance fulgurante sobre o amor fraternal, a sobrevivência e o sacrifício, um fábula que tem a força dos grandes livros da infância.” Mas tudo que se diz sobre o romance é consagrador, difícil pinçar um elogio mais forte, e já saíram grandes matérias e críticas em todos os grandes jornais, desde o espanhol El País até o francês Le Monde, passando por uma imensa vairedade de publicações nos países onde o livro já foi publicado.

Para o mercado brasileiro, Cristiane prepara uma edição audaciosa de O MENINO QUE ROUBOU O CAVALO DE ÁTILA. Será ricamente ilustrada e voltada diretamente para o leitor jovem. No resto do mundo onde o livro já chegou às livrarias, as edições não foram trabalhadas especificamente para esse público, embora saiba-se que os jovens se apaixonam pelo texto.

O livro foi publicado na Grã-Bretanha pela charmosa Pushkin e na França pela Denoel; na Itália, os direitos são da Sellerio _ três das mais charmosas editoras internacionais. Na Holanda, O MENINO QUE ROUBOU O CAVALO DE ÁTILA sairá pela De Bezige Bij, na Romênia pela Univers, na Coreia do Sul pela Mirae N.

 

 

Le Puits@LE_MONDE_DIPLOMATIQUE (1)-page-001

 

 

 

Irish Times: http://www.irishtimes.com/culture/books/the-boy-who-stole-attila-s-horse-by-iván-repila-and-out-in-the-open-by-jesús-carrasco-soaring-like-poetry-dragged-down-by-cliche-1.2170086

Comentários ( 0 )

    Deixe um comentário

    O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *